.................................................................................não tirem o vento às gaivotas

31/12/2018

que se foda 2018. esperança para 2019






imagem google





que se foda o 2018. que se foda o 2017 que o concebeu. alimentou. pariu. e o encaminhou até mim no último dia de dezembro – estou extenuado deste 2018. eu e todos aqueles que comigo dividiram cada um destes trezentos e sessenta e cinco dias – finalmente 2019 à vista – e agora como será este novo ano? não sei e nem quero sequer pensar em prognósticos – prognósticos só mesmo no fim do ano – no último ano escrevia. na minha boa fé e bem-aventurança. que nada poderia ser pior do que o ano em término – enganei-me completamente – nunca imaginei que fosse possível assomar um ano tão horribilis. nunca mesmo. nem nos meus piores pesadelos poderia prever que 2018 descambasse para níveis tão miseráveis – foi o ano em que confirmei todas as minhas fragilidades e compreendi como a dor pode ser egoísta e a chave para abrir a porta de todos os infernos – descobri toda a solidão: entre os outros. a diferença. a sem rosto. a ostracizante. a pedir fim para tudo. para a saudade. para o perdão e para a redenção – em 2018 percebi que perder os pais é uma fatalidade que nunca será superada [ainda não sou capaz de escrever sobre a partida da minha mãe] – percebi também que a vida vale a importância do nosso sucesso. quando tudo corre bem queremos viver duzentos anos. se corre menos bem podemos partir no dia seguinte que não se faz falta nenhuma – em 2018 tornei-me mais humano. mudei meu jeito de ser. de sofrer e de amar também. talvez isto se chame envelhecimento – em 2018 só fiquei sem saber se a dor é punição ou purificação – por isso os meus votos para o meu 2019 são feitos em silêncio absoluto. tudo que vier por bem aceitarei com humildade e o que vier por mal terá o meu renovado haka de guerra: cerrarei com mais força os dentes e bradarei como bradam os neozelandeses. farei caretas horrendas. tão horrendas que se me aparecessem à frente o mais provável era sucumbir de susto. baterei com os pés no chão. com as mãos nos cotovelos e esbugalharei os olhos. arquearei as pernas. encherei os pulmões de ar e tornar-me-ei gigante para o medo. para o erro. para a adversidade. para a solidão. para a saudade e usarei todas as artimanhas para enfrentar o que resta da maldição de 2018 – em 2019 por cada passo em frente a memória dos meus antepassados em estandarte. por cada centímetro conquistado a honra glorificada. e por cada gota de sangue perdida o sorriso dos meus filhos a dizer que tudo valeu a pena por eles – a meu lado a companheira de uma vida. de mão dada. a sorrir. com olhos iluminados de bondade.  bonitos. caridosos. confiantes e contra tudo. a dizer: yes. we can e tudo o amor supera – hoje sei que a minha força nasce dentro dela – neste novo ano nenhum adamastor me roubará o encanto de a ver envelhecer a meu lado. sei que inventarei um novo sorriso para a fazer feliz – em 2019 quero que a minha família se reagrupe em cada clã. que encontre a sua própria identidade sem nunca esquecer que os nossos pais serão sempre a nossa estrela polar – os meus irmãos são tudo o que me resta. em cada um deles encontro um pouco de mim e tudo dos nossos pais – não os quero perder. mais do que nunca preciso deles a meu lado. preciso mesmo muito – prometo que 2019 será o ano dos reencontros – um beijo especial para as sobrinhas que vi crescer em casa dos meus pais: sandra e bárbara que 2019 vos cubra com o melhor que há no mundo. terão sempre um lugar privilegiado no meu coração – e agora a lurdes. a lurdes é do tamanho do mundo – tudo que se queira do 2019 para a lurdes será sempre pouco para tanta bondade – sabem os meus avós. depois os meus pais. de seguida eu. que me viu nascer. os meus irmãos. as minhas sobrinhas e agora os meus netos – meu deus – ensinaste-nos tanto e destes-nos tudo. chegou a tua hora. a hora do descanso. agora seremos nós a servir-te – esta é a tua casa e a tua família. estarás ao nosso lado até que deus te sorria – e para terminar. já que a missiva vai longa. espero também que 2019 ajude os meus filhos e suas companheiras a concretizar com ainda mais sucesso os seus projetos de vida. que lhes ilumine o engenho para o trabalho e arte para o diálogo e a sabedoria para amar as coisas simples – que se continuem a amar. a respeitar e renovem todos os dias os votos de afetividade – e nunca se cansem de alegrar o coração das suas amadas. elas serão sempre o vosso porto de abrigo – nada no mundo tem mais encanto do que uma mulher feliz – o segredo da longevidade dos casamentos está no diálogo. nunca no silêncio – uma palavra especial para o meu filho pedro. amo-o daqui até à lua – este ano espero que a vida e o destino o ajude a reencontrar o sorriso. é hora de deixar de fumar e acabar o que começaste no primeiro dia de escola – eu e a tua mãe temos todo o tempo do mundo. esperamos por ti – em 2019 quero que os meus netos continuem a viver a sua infância com muita alegria e que nunca lhes falte o abraço dos pais para se tornarem adultos estimados e bonitos – que “deus” proteja toda a sua família – para os meus amigos quero tudo que há de melhor no mundo. merecem tudo. a vossa companhia ajudou-me a superar este ano de merda – sem vocês tudo seria muito pior – o mundo seria sinistro sem os valores da amizade


seria injusto não referir o que 2018 trouxe de bom:

·  o meu filho do meio trouxe-me uma nova nora – adoro todas as minhas noras. todas diferentes e todas iguais – a bela será sempre recebida na nossa família com alegria. gratidão e humildade – eu e a sua mãe estamos-lhe eternamente gratos por encontrar no nosso filho as qualidades que fazem dele alguém muito especial para nós
·   reencontrei-me com os meus primos da juventude. toni. zé e filipe – foi um jantar e tanto – tanta história bonita relembrada. tanto abraço e tantos laços de sangue – percebemos que jamais nos perdoaríamos se voltássemos a cair na ratoeira do trabalho e falta de tempo – 2019 será o ano do reagrupar
·  revi o meu tio zeca. irmão do meu pai – foi o meu tio da juventude. um homem bom. tranquilo. sereno. um anjo na terra – amo este meu tio. é tudo o que resta do meu pai na terra – ele e o meu pai são a grande herança da nossa família 
·  recuperei uma amizade perdida. uma daquelas coisas que ninguém gosta de trazer dentro de si – acredito que finalmente é possível recomeçar tudo de uma forma diferente – espero que um dia este meu amigo me saiba ler com bondade em todas as palavras que escrevi – estou pronto para me explicar
·   confirmei que as pessoas boas nunca saem da nossa vida – foi um abraço especial de um amigo especial: MM
·  já são recorrentes nos anos… sempre presentes – um abraço afetuoso para carvalho araújo e paulo duarte


feliz ano 2019 para todos
e
que se foda o 2018



Sem comentários:

Enviar um comentário