.................................................................................não tirem o vento às gaivotas

13/12/2019

eu. os pés e a cabeça






pintura - rené magritte





ninguém sabe exatamente o que sou – às vezes sou uma coisa sem pés nem cabeça. outras vezes. tenho uma cabeça que não me leva a lado nenhum. e nos dias em que a cabeça sabe para onde ir. faltam-me os pés. por isso fico onde estou – quando me aborreço de ser uma coisa sem pés. nem cabeça. sou o que encontro à mão: sorrio. canto. danço. leio os astros. deito cartas do tarot. faço serenatas à lua e. nas noites de lua cheia. uivo e suplico aos morcegos para me purgarem o sangue do sofrimento – gostava de ser um transmorfo e. quem sabe. transformar-me numa dessas criaturas que não tem alma e se alimentam dos espíritos desassossegados. mas não sou coisa nenhuma para além de não saber o que sou – talvez por isso. por não me transformar em coisa nenhuma. os “outros” entendem que sabem tudo do que sou – que palermice – esquecessem-se eles do que são e. sem se aperceberem. transformam-se no que não é bom – desses “outros” nada sei.  às vezes acredito que são como são porque. infelizmente. nada podem fazer para não serem assim como são. mas confesso. não são como eu gostaria que fossem – reconheço que não sei nada de ninguém. houve tempos em que também acredita que sabia quase tudo do mundo e dos “outros”. agora. com o tempo a esgotar-se. percebo que quanto mais envelheço menos sei do mundo. dos “outros” e também de mim – não sei nada de nada e mesmo que pudesse saber não queria. perceber o pouco que sei de mim já é coisa séria e complicada – sou um ignorante ingénuo. um analfabeto que sabe ler e escrever e que. com o tempo a gastar os minutos. atrás de minutos. reconheço. agora. que apenas o que faço com o meu destino me preocupa – todos temos uma missão a cumprir nesta passagem efémera pela vida. tristemente e quase em agonia. eu ainda procuro a minha – quando os “outros” creem que sou o que não sou. olho para o céu. abano a cabeça. rezo um anjo da guarda. invoco os meus santos protetores. são três: o velho s. judas tadeu que controla tudo que são causas difíceis; stª bárbara porque sempre tive medo das trovoadas; e stº estevão que em miúdo fez o milagre de me tirar uma dor de dentes e. porque quero muito acreditar nesta fé invisível. a troco de umas quantas orações. suplico-lhes que me aligeirem a carga dessa gente que me pesa – mas quando essa malta me aborrece mesmo muito. e não quero maçar os meus benfeitores. saco da flauta mágica e disfarço-me de hamelin. e tudo que rasteja levo para desaparecer e o que é exasperação deixa de ser – estou demasiadamente ocupado com esta nova certeza de que estou mesmo a envelhecer.  não posso. não quero e nem necessito de me aborrecer com o que não me pertence – de seguida invoco o destino e renovo-lhe a minha lealdade ao caminho traçado: sou o que sou e assim será até ao seu final – por mais volta que deem à balança ela tombará sempre para o meu lado. tranquilamente e em serenidade – no entanto. nem sempre estou no mesmo lado do equilíbrio. às vezes estou do lado da razão. outras da emoção. mas na maior parte das vezes. estou no outro lado de mim. no escuro. no silêncio. onde o medo acontece e os pecados se espiam – só eu sei onde centro a coerência. sendo eu um homem com valores renascentista recordo leonardo da vinci num dos seus muitos pensamentos: “é preciso deixar a sua marca na história. fosse em que campo da existência fosse” – é neste caminho. que é só meu. que tudo faço para me tornar mais indulgente. tolerante e condescendente com o que os “outros” pensam que sabem de mim – continuo a ser como sou. continuo à procura do melhor em mim e para mim. contínuo à procura de fazer o que ainda não consegui fazer. encontrar a minha marca para a minha história. para o meu bem-estar. que bem pode não ser o vosso – termino com duas anotações de leonardo da vinci


“Posso sorrir, e matar enquanto sorrio,
E proclamar-me feliz com o que me aflige o coração,
Molhar as minhas faces com lágrimas fingidas
E acomodar a minha cara a todas as ocasiões...
Posso acrescentar cores ao camaleão,
Mudar de forma mais depressa que Proteu
E mandar para a escola o sanguinário Maquiavel!”

                              //

“Vede aqueles que podem ser chamados
Simples condutores de comida,
Produtores de estrume, enchedores de latrinas,
Pois deles nada mais se vê no mundo
Nem qualquer virtude se observa no seu trabalho,
Nada deles restando além de latrinas cheias”





Sem comentários:

Enviar um comentário