.................................................................................não tirem o vento às gaivotas

15/01/2023

socio pata









“sociopata - o transtorno de personalidade antissocial se caracteriza como um padrão de desconsiderar ou violar os direitos de outras pessoas. Conhecido também como sociopatia, é uma condição mental na qual uma pessoa constantemente não mostra respeito pelo certo e pelo errado e ignora os direitos e sentimentos dos outros. Pessoas com transtorno de personalidade antissocial tendem a antagonizar, manipular ou tratar os outros com severidade ou com indiferença insensível. Eles não mostram culpa ou remorso por seu comportamento” – quando alguma destas criaturas não consegue produzir o “mea culpa” dos seus transtornos emocionais: obsessão compulsiva. distimia. transtorno afetivo. transtorno bipolar. ou outra qualquer patologia no interior da sua cabeça. a solução passa pelo recurso a técnicos de saúde mental – nada mais podemos fazer. e por mais que custe. por mais que nos sintamos tristes e magoados. só resta a esperança nos médicos – que os tratamentos façam o seu trabalho. revertam os sintomas. e devolvam o mais rapidamente ao mundo a pessoa sã e consciente – florbela espanca escreveu um poema a que deu o nome: loucura – vamos senti-lo:

 

Tudo cai! Tudo tomba! Derrocada

Pavorosa! Não sei onde era dantes.

Meu solar, meus palácios meus mirantes!

Não sei de nada, Deus, não sei de nada!...


Passa em tropel febril a cavalgada

Das paixões e loucuras triunfantes!

Rasgam-se as sedas, quebram-se os diamantes!

Não tenho nada, Deus, não tenho nada!...

 

Pesadelos de insônia, ébrios de anseio!

Loucura a esboçar-se, a enegrecer

Cada vez mais as trevas do meu seio!

 

Ó pavoroso mal de ser sozinha!

Ó pavoroso e atroz mal de trazer

Tantas almas a rir dentro da minha!

 

e porque a vida é realmente muito curta e deve ser vivida com saúde mental. deixo-vos uma anedota que um amigo meio louco um dia me contou: era uma vez. num dia igual a tantos outros. quando duzentos doentes. com problemas graves de saúde mental. resolveram fugir da casa de saúde s. josé. também conhecida por casa amarela de barcelos – pois bem. foram em seu encalço. e para surpresa dos técnicos de saúde. rapidamente apanharam trezentos – para espanto do mundo. nenhum dos trezentos pertencia ao grupo dos duzentos – moral da história. tomem atenção às pessoas que entram na vossa vida. há pelo menos duzentos loucos que ainda continuam em fuga e à procura de gente sã para atazanar-lhes a vida – mas não deixem de viver. façam novos amigos sem receio. quem sabe. se algum desses doentes se cura com a vossa companhia – eu já fiz a minha parte 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário