.................................................................................não tirem o vento às gaivotas

06/02/2023

segunda-feira em lua

 





segunda-feira em lua – é o primeiro dia do ganha pão. e o primeiro dia em que a insustentável leveza da alma se perde à procura de monopólios excêntricos e supérfluos – procuramos de manhã à noite. da juventude à velhice. e nunca encontramos nada tão belo e valioso como quando regressamos a uma casa com filhos pequenos – e ouvimos a barriga da família dizer: vão dar um beijo ao vosso pai que acabou de chegar – e eu. pai. de braços abertos para um amor que nunca saberei explicar. recebo e guardo cada beijo. cada sorriso. cada abraço. cada correria acabada ao meu pescoço – a vida faz-nos justiça quando nos tornamos avós. agora sabemos que os nossos filhos sentem o mesmo amor. e finalmente nos sentimos compreendidos com os excessos: preocupamo-nos demais. amamos demais. zangamo-nos demais. exigimos demais. com os filhos tudo é demais – e como esse amor dói e nos faz sorrir – os filhos são o nosso eterno desassossego. nunca crescem o suficiente. nunca estão totalmente protegidos. nunca foram amados o bastante – às vezes gostava de os ter novamente pequenos. novamente só meus. com os brinquedos a tropeçarem-me nas pernas. as correrias de um lado para o outro. as sirenes dos carros a zoar. a bola aos tropeções. e tudo em casa desarrumado. como a cabeça – e eu a querer que eles cresçam mais do que as montanhas. que cheguem ao céu já que eu nunca passei das nuvens: não olhes para a TV; olha a comida no prato; a sopa vai ficar fria; come tudo para cresceres; come a cenoura que te faz os olhos bonitos; só vos quero ver casados e arrumados – e agora. talvez não lhes desse a sopa. talvez os deixasse ver pokémon de manhã à noite. talvez fosse eu a desarrumar a casa. mas certo certo. não comiam mais cenoura. ficariam para sempre com aqueles olhos iluminados de pureza – sim. sempre quis ser pai – um pai babado é o culpado de todos os males que afligem os filhos. e interrogamo-nos vezes sem conta: fiz tudo o que deveria ter feito? será que errei em alguma coisa? podia ter feito mais e diferente? – que importa isso se tenho os melhores filhos do mundo – a minha família continua a ser um bonito conto de fadas – chegaram os netos. e o que sinto. é o regresso dos filhos à infância  



Sem comentários:

Enviar um comentário