.................................................................................não tirem o vento às gaivotas

14/03/2017

lobo antunes em braga – livraria centésima página I






imagem - google


I.
na hora da conclusão do trabalho nunca pode faltar martelo e prego – o mestre ganha distância da obra. fecha um olho. inclina a cabeça para um lado. mira. de seguida repete o gesto para o lado oposto. mira novamente. arreguila os olhos. finca os pés. aponta o prego. ajusta os dedos em pressão. atira o braço para trás. ganha balanço e espaço e… zás. duas marteladas certeiras e a consciência em paz: venha daí um terramoto que daqui não abala para mais lado nenhum – sou livro. agora e para sempre – acredito que o antónio lobo antunes nos retoques finais dos seus livros  também sinta necessidade de pregar sempre mais um prego – se o antónio fosse engraxador daria aquele remate final de lustro: aquele movimento de arvorar o pano tingido de graxa. ora vai para um lado. ora vai para o outro. ora mais depressa. ora mais devagar para aniquilar o bacilo anti brilho. e agora um movimento circular. e o pano a enrodilhar-se num círculo cada vez mais estreito e tudo de volta ao começo com as mãos a puxar o pano para um lado e para o outro e nos intervalos deste vai e vem  um lance de génio e o pano a subir em diagonal. como se fosse uma montanha russa e de seguida uma queda abrupta. em força. e o barulho do pano a estalar no couro. trás. trás. trás – nos olhos um prazer que nunca percebi de onde vinha se do movimento enérgico do braço ou do barulho do pano a estatelar-se no brilho do sapato – o que seria do brilho do sapato sem aquele estalar do couro – e no final. quando os pés se acercavam do chão os olhos afundavam-se nos sapatos. lindos. como se voltassem a novos. quase jurava que me via no seu reflexo – mas o antónio diz que é um carpinteiro e sendo assim. só pode mesmo cravar uns pregos para ter a certeza de que a sua obra ficará para a eternidade – no caso do sr. antónio. que é um escritor enorme. do tamanho de uma biblioteca. creio que lhe baste um pequeníssimo prego. uma taxinha finíssima. quase invisível para ter a certeza. mais uma vez. de que a sua obra perdurará para todo o sempre – este homem é especial. ele não escreve. ele entrega-nos as palavras ao ouvido. como se estivesse a falar apenas para nós – como explicar – assim tipo uma conversa tu cá. tu lá. de braço dado. num tom de voz tão sereno que mais se aprece um sussurro entre amigos de cangosta – e o eco das palavras a percorrer o ouvido como uma delicadeza fascinante. e o corpo arrepiado com tanta amabilidade. mel. graciosidade e por dentro uma sensação de conforto. de aconchego. a fazer bem. a dar luz a umas quantas incoerências –  e repete. e repete. e repete. e o ouvido sempre à procura de mais delicadeza. de mais conforto. de mais tranquilidade. com uma  atenção que desconhecia para as palavras escritas. e a repetição no ouvido sem parar a embalar o corpo para uma paz que me aperta com carinho – sou um apaixonado pelas crónicas do sr. antónio. para cada um dos seus textos. um milhão de perguntas por lhe fazer: como se lembrou de escrever essa coisa? – o sr. antónio diz que foi por dinheiro. a pedido de um jornal. e que até nem lhe tinha grande amor – bendito jornal – eu amo as suas crónicas. fazem-me bem. distraem-me. fico assim um pouco como a sua tia velhota que quando lhe perguntavam porque não tinha TV lhe respondia: quando fecho os olhos vejo tanta coisa – poi eu estou igual. quando fecho o seu livro de crónicas também passo a ver tanta coisa – mas quando caio em mim novamente sou invadido por uma realidade danada – levo um soco no ego. caio para o lado atordoado. e à cabeça o raio de uma pergunta: não sei como tenho coragem de escrever



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