.................................................................................não tirem o vento às gaivotas

26/02/2021

mostra-me um homem cem por cento satisfeito e eu mostrar-te-ei um fracassado





pintura hiper-realista - steve mills

 


estou cansado de viver dentro deste cérebro tagarela: de um lado os pensamentos sem interesse. do outro. os pensamentos longos. capazes de dizer quase tudo. e o corpo paralisado. com medo de lhes tocar. com medo de os degolar. de os matar. de acabar de vez com as narrativas apólogos – os pensamentos mortos não servem para nada. ninguém escreve com pensamentos que não respiram. em putrefação. a cheirar a defunto. a cheirar a fim – quando me ocupo de mim. pergunto-me: o que fazer com o que penso? o que fazer com as interrogações do que penso – é então que ganho coragem e escrevo o que me vem às mãos. escrevo para memória futura. para os que por cá ficarão depois da minha insignificância partir – um dia. quando os filhos dos meus filhos quiserem compreender melhor a sua prole. com as suas virtudes e defeitos. terão o que escrevo. que é muito dos meus pais. que é muito dos avós que não tive. que é muito de uma linhagem que não conheço – quando me escrevo não quero que tudo faça sentido. quero que encontrem algum mistério. mas também certezas – quero que encontrem brigas. mas também paz – quero que encontrem amor. mas também desencanto – quero que encontrem erro. mas também acerto – quero que encontrem desilusão. mas também uma genialidade tonta para criar coisas – quero que encontrem a fé com que faço essas coisas. quero que encontrem o vigor com que acredito nessas coisas que faço. e de nunca me dar por vencido – é com a certeza de que um dia tudo fará sentido que organizo por ordem de importância os pensamentos. e levo-os à boca. e ali fico a mastigá-los. revolvendo-os. tomando-lhes o gosto. medindo a sua intensidade. a sua doçura. ou raiva. ou indignação. ou ainda esperança – largo então tudo no papel. como se fossem cuspidos a vómito. e é quando se dá a reação química. digo química como poderia dizer milagre: apareço nas palavras em carne e pensamento – um dia quando me encontrar na decantação final. quando o que não tem importância deixar de ter mesmo importância. ficarei apenas eu. sentado numa cadeira. a escrever o que sei. e sei sempre tão pouco. a imaginar como serão os que depois de mim virão – “mostra-me um homem cem por cento satisfeito e eu mostrar-te-ei um fracassado - thomas edison” – não desisto de fazer a diferença. digo. já fiz a diferença. os meus filhos são os meus passos a caminhar pelo futuro



Sem comentários:

Enviar um comentário